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METODOLOGIAS ATIVAS

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UMA PEQUENA REFLEXÃO SOBRE A PERSONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO   A personalização é uma abordagem desejável na educação - como aconteceu, num passado relativamente distante, com uma população infinitamente menor que a atual em alguns setores da sociedade -, já que cada aluno aprende do seu jeito e no seu tempo.  Porém, com o crescimento populacional, a massificação do ensino, e a necessidade de se universalizar o acesso à educação, tornou-se muito complicado - também por diversos outros motivos - colocá-la em prática.  Essa situação, no século 21, principalmente, com o avanço das TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - tem todas as condições - técnicas e culturais - de ser alterada e esse processo de personalização pode tornar-se - e muito! - possível, facilitado, e incentivado. Capacitação e treinamento, além, claro, da prática, para ver o processo funcionando e, até, aprender com os erros cometidos, são fundamentais para que a personalização se torne uma r

METODOLOGIAS ATIVAS

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O USO DAS TDIC NO DIA A DIA DAS ESCOLAS Uma pergunta é recorrente em diversos ambientes onde se discute a utilização das TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - nas escolas brasileiras: como elas estão sendo utilizadas pelos professores? Segundo a pesquisa TIC Educação 2015 do Cetic.br , boa parte dos professores utilizam as TDIC, porém inseridas num contexto de abordagem pedagógica tradicional, ou seja, substituindo o "analógico" pelo "digital" - algo que chamamos de "substituição". Com isso, não há inovação ou mudança na prática pedagógica, embora esteja se usando a tecnologia. Essa constatação é compreensível - embora, não desejável -, pois penso que estamos numa fase de transição do "analógico" para o "digital" - já escrevi sobre isso há 4 anos no post inaugural desse blog. Portanto, creio que precisamos, agora, passar para um segundo momento, onde a tecnologia digital e o professor se tornem mediadores

EDIÇÃO DE VÍDEOS

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CURSO DE EDIÇÃO DE VÍDEOS COM OBJETIVOS PEDAGÓGICOS Olá! É com imensa satisfação que convido todos vocês a se inscreverem no curso de edição de vídeos com objetivos pedagógicos - que ministrarei no SIEEESP no dia 25/08/17 - para aplicação dentro e fora da sala de aula. A ideia é "por a mão na massa" para ver e analisar os seus resultados e os dos colegas. Haverá a realização de um projeto final com edições justificadas e analisadas do ponto de vista técnico e pedagógico. Segue, ao lado, a imagem do folheto de divulgação do curso. As inscrições podem ser feitas aqui . Até lá! Prof. Carlos Sanches 

SCRATCH

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SINCRONIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PARALELA NO SCRATCH   Um dos pontos mais importantes e interessantes em animações é a sincronização entre as partes envolvidas. No Scratch, podemos desenvolver animações com uma sincronização perfeita através dos blocos "Envie mensagem" e "Quando receber mensagem" atuando em conjunto. O primeiro bloco envia " a mensagem" no tempo em que ela deve ser enviada - após algum evento, fala, etc. O segundo, a recebe e "dispara" a ação escolhida. Se esses blocos não existissem, teríamos de calcular os tempos necessários todas as vezes que fizéssemos esse tipo de coisa. Por exemplo: imagine várias falas de personagens em que um deve falar após o outro. As falas duram um certo tempo e as demais, na sequência, devem "esperar" até que as anteriores sejam completadas. O cálculo do tempo de cada fala seria excessivamente trabalhoso e haveria uma grande perda de tempo. E se, ainda, quiséssemos, após a fala de

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

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DESPERTADOR EM SCRATCH Apresento a vocês um tipo de despertador feito com os blocos do Scratch . Ele serve como exemplo da aplicação da lógica de programação na produção de algo útil no nosso dia a dia. Eu dei a ele o nome de Alarm Clock .   Teste-o, logo após este texto, inserindo seus valores de hora, minuto e segundo, seguindo as instruções da tela. Para treinar um pouco o reconhecimento e a análise desses blocos -"mexendo" neles -, e, também, claro, lógica de programação, tente, na página do aplicativo , após clicar no botão "Ver interior"... ...1. trocar a imagem do ator - por uma foto sua ou pela imagem de um despertador, por exemplo -, e/ou o plano de fundo, e/ou os sons inseridos nesse código pelos seus próprios. ...2. alterar a duração do intervalo de despertar do primeiro áudio e a quantidade de repetições dos dois áudios existentes. ...3. escrever seus próprios textos nos balões de fala do ator. ...4. eliminar as falas iniciais para que o a

TECNOLOGIA

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ESCOLA NA NUVEM Você já ouviu falar de escola na nuvem? Pois bem, para quem não sabe do que eu estou falando, trata-se, essencialmente, de aplicativos utilizados pela escola que estão em servidores - "nuvens" - e que "rodam" a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Há vários tipos de soluções pedagógicas nesse sentido. O principal exemplo e, talvez, o mais representativo, é a plataforma de gerenciamento da aprendizagem, mais conhecida como LMS - Learning Management System. U tilizar arquivos em nuvem, do ponto de vista tecnológico, é um avanço extraordinário. Acessar arquivos e trabalhar em tempo real a partir de qualquer dispositivo conectado à internet sem limite de tempo e espaço é fantástico e muito produtivo. Sem dúvida, trata-se de um avanço que deve ser utilizado com sabedoria. Agora, como tudo na vida, há vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, posso citar a utilização de dispositivos que não precisam ter configurações mui

METODOLOGIAS ATIVAS

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INVERTENDO A SALA DE AULA ... E A ABORDAGEM     Dentro ou fora da sala de aula, a maneira de expor um assunto/matéria/tópico pode ser invertida. Mais que isso: a partir de um vídeo ou animação, por exemplo, pode-se estimular a reflexão e não apenas fazer a inversão da exposição do conteúdo. Um exemplo que eu gostaria de citar é o estudo de um modelo atômico. Na abordagem tradicional, o professor explica como ele é através de um determinado conteúdo expondo-o na lousa e, depois, propondo a resolução de exercícios que se encontram nas apostilas/livros adotados por ele.  Dessa forma, o aluno, de modo passivo, vê aquela explicação pronta e acabada e, mais tarde, pode propor algum tipo de questionamento. Numa abordagem "invertida", os alunos podem - a partir da visualização da experiência que foi realizada por um cientista à época para se chegar a ele (n a animação a seguir)  - propor o próprio modelo. Ou seja, a metodologia torna-se ativa! Vantagens: dividindo-se a tu

TÉCNICA DE FOTOGRAFIA

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VOCÊ CONHECE A TÉCNICA CINEMAGRAPHS ? Que tal conhecer e explorar a técnica de fotografia Cinemagraphs na educação? Trata-se de uma técnica onde, numa imagem estática, se produz uma pequena animação ( para ver esse efeito com maior detalhe, clique na imagem ao lado). Imaginando as várias situações pedagógicas que temos no nosso dia a dia, esse tipo de abordagem poderia ser muito útil, desde que bem explorado. Bons softwares de edição podem produzir imagens com efeitos " cinemagraphs" bem interessantes para utilização pedagógica. Para isso, são necessários, essencialmente, dois requisitos: saber utilizar de modo básico/intermediário esse tipo de programa e uma boa dose de criatividade e imaginação. Vamos explorar mais essa técnica? Enjoy! Fonte da imagem: Cinemagraphs By Prof. Carlos Sanches 

AVALIAÇÃO INTERNACIONAL: PISA

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ENTREVISTA SOBRE O PISA 2015 O Blog TecnologiaEducaBrasil entrevistou a analista do PISA - Programme for International of Student Assessment - Esther Carvalhaes sobre o desempenho do Brasil na edição de 2015. Essa entrevista foi dividida em oito tópicos relevantes e pode ser acessada através dos arquivos de áudio que seguem abaixo.  Obs.: O contato foi realizado por telefone, numa ligação Paris - São Paulo. Portanto, o áudio não est á perfeito, mas está adequado a esse tipo de comunicação. Enjoy!

NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

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MODELO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA USO DO EXCEL NUMA NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA   Um dos mais famosos - sucesso de público e crítica - e bem-sucedidos softwares de produtividade da Microsoft é, sem dúvida, o Excel. Trata-se, de modo sucinto, de um programa concebido para criar, editar e exibir planilhas.  Pois bem, você já imaginou utilizá-lo para desenvolver competências e habilidades de lógica e matemática - por exemplo -, inerentes ao Excel e, ao mesmo tempo, de outras dentro de uma temática curricular numa única "apresentação" ou planilha? Essa é a minha sugestão nesse post. Preparei uma planilha modelo no Excel com uma Tabela Periódica Interativa que "linka" os elementos nela presentes a algumas de suas propriedades.   Essa Tabela pode ser acessada nesse link . Para utilizá-la de modo mais adequado à proposta, selecione a aba "GERAL", localizada na parte inferior da planilha, e navegue pelos elementos disponíveis na Tabela Periódica - clic