PALESTRA

PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM PARATY - RJ


Prof. Carlos Sanches
Palestrante Prof. Carlos Sanches
No dia 02 de fevereiro de 2015, com muita satisfação e orgulho, ministrei a palestra "Como e por que devemos utilizar tecnologia na educação" na abertura do ano letivo para os professores da SME da maravilhosa cidade de Paraty.

O evento contou com presenças ilustres, como a do prefeito Casé e da secretária da educação Eliane Tomé que abriram o evento com suas falas (para ver as fotos do evento, clique aqui e role a página para baixo).

Prefeito Casé
Prefeito Casé
Fiquei muito feliz em observar, tanto do prefeito como da secretária da educação, a vontade e o objetivo de realizar investimentos nessa área e a disposição em capacitar os professores da rede municipal em tecnologia educacional.

Esse tipo de capacitação é mais do que necessária para todas as redes de todas as cidades do país e todos devemos criar essa cultura de investimento em inovação e tecnologia para alavancar a educação brasileira e situá-la no século em que vivemos.

Secretária Eliane Tomé
Secretária da Educação Eliane Tomé
Quanto à palestra em si, abordei o porquê do uso da tecnologia na educação argumentando que nossas escolas precisam desenvolver nos professores e alunos as competências e habilidades do século 21. Citei duas referências importantes, nesse quesito, que julgo da mais alta qualidade e credibilidade: o livro "Education for life and work", resultado de pesquisas, trabalhos e estudos da National Research Council - um braço das academias nacionais americanas - lançado em 2012 e uma publicação denominada AMI da UNESCO.

Profs da Rede de Paraty
Profs da Rede de Paraty
Com relação à primeira referência citada por mim, creio que os pesquisadores da National Research Council devem ter "bebido" um pouco, ao menos, da fonte do movimento escolanovista - do final do século 19 e início do século 20 - e da fonte da taxonomia de Bloom de 1956, pois várias sugestões de competências e habilidades, mesmo sem alusão explícita a elas, já eram citadas e recomendadas tanto pela metodologia pedagógica citada como por Bloom e equipe. O pulo do gato, agora, é termos a tecnologia para tornar essas competências e habilidades mais significativas, tangíveis e realizáveis, atuando como mediadora de tais processos.

Visão geral do evento
Visão geral do evento
Na sequência, abordei o "como" aplicar e desenvolver tais competências e habilidades tendo a tecnologia como mediadora, citando vários softwares, mídias, arquivos e tudo mais relativo ao tema.

Para finalizar, quero agradecer o convite e a receptividade da SME de Paraty, através da secretária Eliane Tomé e de toda sua equipe - principalmente à Marlei que me contatou desde o final do ano passado - e do prefeito Casé.

E, oxalá, todas as SME desse imenso Brasil pensem da mesma forma e invistam mais fortemente em capacitação docente em tecnologia para que nossa pátria possa ser chamada, realmente, de educadora - e desse século.

Prof. Carlos Sanches

 

 

Comentários

  1. Com a mudança vertiginosa da tecnologia à educação não pode ficar estagnada. Necessário se faz a aquisição de novos conhecimentos e constantes aprimoramentos profissional dos docentes e de todos responsáveis pelo processo educativo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Romana Zélia. Sempre, com capacitação adequada, poderemos avançar e muito utilizando a tecnologia como meio para atingirmos nossos objetivos de ensino e aprendizagem.

    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO