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MATERIAIS DIDÁTICOS

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VÍDEO INCORPORADO A UM DOCUMENTO PDF Incorpore vídeos em documentos pdf com um software gratuito Em artigo publicado em 24/08/2015, eu escrevi, aqui no blog , sobre incorporação de vídeos em documentos pdf utilizando, para tal, dois softwares da Adobe que são ótimos, mas são pagos. Hoje, nesse novo artigo, escrevo sobre o mesmo tema com uma ótima "novidade": já há algum tempo, pode-se incorporar vídeos em documentos pdf através de softwares gratuitos também. A questão - e o que me inspirou a escrevê-lo - é que pouca gente sabe isso, dada a escassa divulgação do tema. Portanto, agora, não há mais a desculpa do preço - que realmente não é para todos os bolsos - para colocar a mão na massa. A minha sugestão é o software Foxit Reader - um leitor de pdf alternativo, digamos assim, ao tradicional Acrobat Reader DC - da empresa Foxit Software Inc. Para baixá-lo, clique aqui . Poucos enfatizam esse recurso de incorporação de vídeos que esse software possui, mas, pa

SEGURANÇA

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CERCA DE 40 MILHÕES DE USUÁRIOS PODERÃO FICAR SEM SEGURANÇA NA INTERNET A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016     Entendendo o escopo : Alguns sites possuem certificados de segurança; outros, não. Esses certificados homologados de  sites e plataformas podem ser acessados e conferidos por qualquer pessoa através de sua(s) assinatura(s). Veja aqui um curto vídeo explicativo a respeito de como fazê-lo através d o Firefox - n a maioria dos demais browsers, o procedimen to é semelhante, embora, no browser da Mozilla, as informações estejam mais detalhadas . A assinatura padrão em vigor - e aceita atualmente - é conhecida como SHA - 1 ( secure hash algorithm, em inglês, ou algoritmo de dispersão seguro, em português). O que está acontecendo : A partir do primeiro dia do ano de 2016, o CA/Browser Forum - CAB - e o NIST (National Institute of Standards and Technology) desativarão o uso de algoritmos SHA - 1, que se tornou obsoleto em 2011 de acordo com uma publicação do CAB. O seu

MATERIAIS DIDÁTICOS

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QUE TAL LOCALIZAR, NUM MAPA VIRTUAL, QUALQUER CIDADE DO MUNDO ATRAVÉS DE SEUS VALORES DE LATITUDE E LONGITUDE?   Essa sugestão vai, especialmente, para os professores de Geografia, mas, também, para todos que se interessam pelo assunto.  Alguns conceitos e definições não são tão intuitivos e podem gerar alguma confusão na cabeça dos alunos nessa disciplina, assim como em qualquer outra. Por exemplo, o que são latitude e longitude ? Para contribuir com essa temática, pode-se pensar em uma abordagem com a utilização de uma página da internet com códigos de programação - Calma! Vocês não terão de programar nada - que, quando alterados nos pontos certos, mostram regiões em um mapa da Google com determinadas cidades de acordo com suas longitudes e latitudes. Para começar, observem a imagem abaixo - se for necessário, clique sobre ela para ampliá-la. Ao acessar esse link , vocês serão direcionados para a página representada na imagem acima. Assim que ela se abrir, altere os v

APLICATIVO

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APLICATIVO PARA ENGAJAR OS ALUNOS EM UMA AULA ONDE O FOCO É A DISCUSSÃO E O DEBATE DE IDEIAS Esse App - incorporado a uma página de um blog e produzido em HTML, CSS e Java Script -, calcula o valor, em reais, de uma conta de luz.   Em uma aula baseada em discussões, debates e ideias, esse App poderá ser útil em vários tipos de abordagem. A proposta aqui é estimular a aprendizagem de modo mais significativo, ou seja, baseada em situações, problemas, objetos ou materiais que fazem parte do nosso dia a dia. Por exemplo, para preencher os dados solicitados para o cálculo final, é necessário pesquisar e discutir a potência de cada aparelho; o tempo de utilização de cada um; converter minutos em horas - em alguns casos -; compreender o que é energia, como ela é calculada e quais são suas possíveis unidades, além de um ponto que julgo muito interessante: o valor da conta será muito mais baixo do que o que vemos nas contas reais. O porquê dess e fato, poderá ser uma outra discussão

Educação Básica

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ÍNDICE DE EFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA   Estudo da empresa de consultoria educacional Gems Education Solutions, coloca o Brasil em último lugar - entre 30 países analisados – no ranking do que denominou Índice de Eficiência da Educação Todo índice tem seus pontos fracos e fortes refletidos pela metodologia utilizada com seus inerentes defeitos e virtudes, além de ser, de certo modo e em alguns casos, reducionista, pois, raramente, engloba todas as variáveis pertinentes ao escopo de seu estudo. Apesar disso, penso que a criação e a análise de índices, principalmente quando estes comparam o desempenho dos sistemas educacionais de alguns países entre si, podem ser úteis para que fiquem mais claras e evidentes as necessidades e deficiências de cada um deles, assim como seus avanços e qualidades.  Nessa perspectiva, decidi colocar nesse artigo alguns dados interessantes de um estudo, publicado em 2014, da empresa de consultoria Gems Education Solutions – um