SEGURANÇA

CERCA DE 40 MILHÕES DE USUÁRIOS PODERÃO FICAR SEM SEGURANÇA NA INTERNET A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016

  

Entendendo o escopo: Alguns sites possuem certificados de segurança; outros, não. Esses certificados homologados de  sites e plataformas podem ser acessados e conferidos por qualquer pessoa através de sua(s) assinatura(s). Veja aqui um curto vídeo explicativo a respeito de como fazê-lo através do Firefox - na maioria dos demais browsers, o procedimento é semelhante, embora, no browser da Mozilla, as informações estejam mais detalhadas.

A assinatura padrão em vigor - e aceita atualmente - é conhecida como SHA - 1 (secure hash algorithm, em inglês, ou algoritmo de dispersão seguro, em português).

O que está acontecendo: A partir do primeiro dia do ano de 2016, o CA/Browser Forum - CAB - e o NIST (National Institute of Standards and Technology) desativarão o uso de algoritmos SHA - 1, que se tornou obsoleto em 2011 de acordo com uma publicação do CAB. O seu substituto será o algoritmo SHA - 2.

Para saber mais sobre os algoritmos SHA - 1 e SHA - 2, clique aqui.
 
O problema: Algumas plataformas e sites poderão ficar mais vulneráveis e, até, não serem liberados para o acesso.

Alguns grupos que atuam na web estão tentando uma solução de transição -  como o Facebook, por exemplo. O que está posto, é que os sistemas mais antigos serão afetados se não forem atualizados.
(Leia aqui matéria a respeito no site Olhar Digital).

Por hora, vamos acompanhar de perto e esperar para ver.

By Prof. Carlos Sanches

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO