EVENTO EDUCACIONAL

OFICINA DE EDIÇÃO DE VÍDEOS NO VI SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO DA PUC - SP

 

oficina de edição de vídeos - webcurrículo da PUC - SP


Com muita honra, participaremos do VI Seminário Web Currículo da PUC - SP no dia 05/11/2019 (Terça-feira), das 12h às 14h, com a Oficina "Edição de vídeos como metodologia ativa" - eixo temático "Formação de professores na cultura digital".

Essa Oficina tem por objetivo iniciar os educadores da educação básica na edição de vídeos com propósitos pedagógicos
desenvolvendo competências e habilidades digitais e não digitais associadas a uma abordagem ativa. 

Com isso, propomos uma atividade - em que professores e alunos atuem de modo mais dinâmico, propositivo e com discussões mais significativas - alinhada com os atuais desafios da educação e do mundo contemporâneo.

A ideia é praticar para verificar como a parte técnica (edição) pode nos ajudar a produzir vídeos didáticos com o desenvolvimento de roteiros, narrativas, senso crítico, criatividade, comunicação, entre outras competências e habilidades.


Conteúdo:

1. Introdução: O vídeo como proposta pedagógica.

2. Vídeo “passivo” e vídeo “ativo”.

3. Edição básica de vídeos: o que é e quais são seus fundamentos.

4. Por que utilizar a edição de vídeos como abordagem pedagógica ativa para desenvolver competências e habilidades digitais e não digitais - e não, apenas, como uma ferramenta técnica?

5. Matéria-prima: os principais arquivos disponíveis – vídeo, áudio e imagem.

6. Conhecendo o ambiente de um editor de vídeo.

7. Importação e exportação de arquivos para e do editor de vídeos.

8. Atividades técnicas fundamentais: cortes, eliminação e junção de trechos cortados, colorização, vídeo sobre vídeo, áudio, narração, textos, imagens e outros.

9. Desenvolvimento de argumentação e senso crítico através da edição no âmbito da produção de um vídeo: roteirização, desenvolvimento, edição e produção. Toda edição – corte, alteração de cor, introdução de áudio etc – deve ter um propósito e uma justificativa dentro de um contexto de aprendizagem.

10. Fechamento e breve discussão: a edição de vídeos pode ser útil e contribuir para uma educação mais significativa atuando como metodologia ativa?

Link para o Evento


Link para todas as Oficinas


Link para se inscrever nas Oficinas


 

Prof. Carlos Sanches

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO