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INOVAÇÃO

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PREFEITURA DE SALVADOR + GOOGLE = INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO   Você já ouviu falar da Escolab? Trata-se de um projeto inovador na educação - Escola Laboratório -, resultado da parceria entre a prefeitura de Salvador - através de sua secretaria de educação - e a Google. O projeto, inicialmente, vai abarcar apenas o ensino fundamental. Os pontos principais são aqueles que já são propostos pelos educadores incentivadores do uso das novas metodologias de ensino e da tecnologia na educação há algum tempo: transversalidade, interdisciplinaridade, aluno como centro da aprendizagem, projetos, resolução de problemas, habilidades com a tecnologia, autoria, colaboratividade entre outros. Vamos torcer para que esse tipo de iniciativa dê certo, com a capacitação docente adequada e implementação eficiente e eficaz. O blog TecnologiaEducaBrasil estará monitorando esse projeto para futuras considerações. Para saber mais a respeito, clique aqui . Até breve! By Prof. Carlos Sanches    

EDIÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

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DUBLAGEM DE VÍDEO EDUCATIVO   Você já pensou em dublar um vídeo para torná-lo mais acessível e, até, porque não, chamar a atenção de seus alunos por ser você o dublador? Vídeos dublados e legendados pelo próprio professor, além de contribuir com a acessibilidade, podem aumentar o engajamento pelo "toque pessoal" que se queira dar à dublagem e à legenda - sem alterar o sentido autêntico, é claro. Dublar um vídeo desenvolve no professor algumas habilidades interessantes como o timing da fala e a entonação - de preferência, a mais fiel possível à original. Basta tentar para constatar que não é muito fácil da primeira vez. Com o tempo, treino e algumas tentativas e erros, isso pode resultar, inclusive, em maior "jogo de cintura" e facilidade de comunicação com os alunos. Vale a pena experimentar. Trata-se de mais um recurso didático que podemos explorar.  Para assistir a um vídeo do canal Periodic Vídeos do Youtube dublado pelo professor Carlos Sanche

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

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VAMOS ESTIMULAR A CURIOSIDADE DE NOSSOS ALUNOS?   Os jovens de hoje gostam muito de clicar em botões ou espaços adequados a isso em vários tipos de dispositivos. Mas, poucos se questionam no que está "por trás" disso. Que tal estimular a reflexão deles em relação a esse ato tão corriqueiro e simples, mas tão efetuado em tantos momentos de nosso dia a dia?  Veja, a seguir, um modelo simples para faz er isso.   Clique no botão verde - com a pergunta nele inserida - para obter a resposta que aparecerá abaixo dele . Clique quantas vezes quiser sem recarregar a página , pois a atualização é feita em tempo real . Qual é a data de hoje e qual é a hora nesse exato instante? Por que será que isso acontece? O que está sendo usado ou foi criado para gerar esse "fenômeno"? Será que nossos alunos têm ideia de qual é a lógica envolvida nisso? S e não tiverem não há problema, porém pesquisar a respe ito - sem se aprofundar em códigos de programaç ã

RELATÓRIOS EDUCACIONAIS

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RELATÓRIO NMC HORIZON EDUCAÇÃO BÁSICA 2015 COM LINKS PARA NAVEGAÇÃO   Os importantes relatórios NMC Horizon Report , publicados pelo New Media Consortium* , referência mundial na exploraç ão e promoç ã o do uso de tecnologia educacional, trazem importantes informações e cenários para os estudiosos e interessados no tema. Segundo o próprio documento aqui disponibilizado, o NMC Horizon Report: Educação Básica Edição 2015 "examina as tecnologias pelo seu potencial impacto no ensino, aprendizado e investigação criativa nas escolas". Esse relatório - traduzido para o português pelo Colégio Bandeirantes de São Paulo - está disponível para download gratuito e aberto nesse endereço . Nós, da TecnologiaEducaBrasil , para facilitar a navegação nesse longo documento, introduzimos links em todas as suas páginas, tanto para "ida" como para "volta" . Ou seja, no índice - "ida" -, foram colocados links nos números das páginas para direcionar a

APLICATIVO

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VOCÊ CONHECE O SWAY?   Um dos mais recentes membros da família Office da Microsoft é o aplicativo conhecido por Sway. Como em outros aplicativos da família, há uma versão para Desktop - que precisa de licença - e outra online - gratuita. Esse aplicativo pode ser útil para uma infinidade de projetos onde se deseje "contar histórias" e produzir uma apresentação com fluxo contínuo, sendo esse um dos principais diferenciais do Sway em relação ao PowerPoint quando ambos são utilizados como apresentadores. Acesse o Sway inserido nessa página e teste, principalmente, sua fluidez, seus tipos de navegação e a interatividade dos objetos digitais que ele contém. Antes de começar, observe os 4 ícones localizados no canto direito superior da apresentação em Sway da esquerda para a direita: compartilhamento - seta -; layout de navegação - 3 tipos (engrenagem) -; tela cheia - quatro setas migrando do centro para as pontas - e o menu - três pontos - onde se pode abrir a apresen

IMAGEM

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TRATAMENTO DIGITAL DE IMAGEM Tratamentos de imagem têm como resultado das modificações realizadas no arquivo original, vários tipos de  efeito  - com ou sem animação - que podem ser interessantes do ponto de vista didático e pedagógico se utilizados de modo estratégico e com muita criatividade. Compare, abaixo, as duas imagens e "sinta" a diferença. Imagem alterada Imagem original Enjoy! Prof. Carlos Sanches

RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS

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O EFEITO MORPH COMO RECURSO DIDÁTICO   Você já pensou em "dar um recado" sobre um tema ou conteúdo educacional através de uma sequência de imagens que se transformam durante alguns segundos?   O efeito Morph é aquele que ficou famoso, há algum tempo, por mostrar a transformação de vários rostos, em sequência, durante um determinado intervalo de tempo, onde o rosto de alguém se transformava em outro de uma pessoa diferente da anterior e assim por diante.  Ele pode ser definido como aquele que transforma uma imagem em outra através de uma transição suave de acordo com pontos comuns configurados por quem o produz. Ou seja, não se trata apenas de uma transição convencional e sim de uma verdadeira transformação de algum "objeto" - nome atribuído de modo geral - em outro. Isso só é possível por causa dos pontos que são adicionados e definidos em todas as imagens que se deseja transformar - procedimento que não ocorre numa simples transição de imagens.