PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO

FAÇA UM RELÓGIO DIGITAL 

Que tal construir um relógio digital e exibi-lo numa página da web estilizando-o do seu jeito?

Isso pode ser mais fácil do que parece. Esse relógio que você vê abaixo desse parágrafo foi feito, utilizando princípios básicos e simples de se entender, com poucas linhas de código de 3 importantes linguagens de programação: HTML, CSS, e Java Script. O HTML estrutura o código; o CSS estiliza o relógio - fundo preto, estilo e tamanho dos números, localização do relógio na página (junto com o HTML) -; e o Java Script faz com que ele funcione de fato.




Mas, qual é o propósito envolvido nisso? Iniciar-se em Pensamento Computacional para resolver problemas cotidianos - que faz parte da BNCC que será implementada a partir de 2019.

Esse exemplo mostra como podemos pensar, projetar, construir e, com isso, resolver um problema - criando uma solução - com algo que nos seja útil de algum modo utilizando alguns fundamentos e princípios da computação de forma criativa e personalizada. Pense em como esses mesmos princípios podem ser úteis para resolver problemas maiores, como, por exemplo, interligar os prontuários de pacientes de um sistema de saúde em todos os seus níveis permitindo que qualquer um deles tenha acesso a esses dados. Isso pode ter um impacto na qualidade do sistema, como um todo, muito grande.

Vamos imaginar, então, como nosso relógio pode ter sido feito - quais tipos de lógica ou princípios podem estar envolvidos - e iniciarmos, de modo bem leve, os estudos dessas linguagens de programação?

Creio ser, a iniciação nesse tema, muito importante para todos os professores de todas as disciplinas/componentes curriculares. A BNCC está aí e a competência 5 - Cultura Digital - com suas Dimensões e Detalhamentos está a nos instigar nesse tema fundamental em nossa sociedade contemporânea.

Prof. Carlos Sanches








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO