FORMAÇÃO DE PROFESSORES

OS 5 PILARES DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE REVOLUCIONOU A EDUCAÇÃO DA FINLÂNDIA


formação de professores
 
Conteúdo da BBC News

Veja, nessa matéria da BBC News, os 5 pilares de mudança na formação de professores que revolucionou a Educação da Finlândia.

Esses pilares, de acordo com esse artigo, envolvem temas como "um mundo em mutação"; "a escolha - por parte dos professores - de quais métodos serão mais úteis para cada tipo de situação"; "um profundo conhecimento do conteúdo que ensinam e da pedagogia adequada para cada faixa etária"; "apoio educacional e comunitário"; e "o papel social do professor que deve ser extremamente relevante, com cobrança de resultados pela sociedade".

Sabemos que o Brasil não é a Finlândia e que tem dimensões, problemas educacionais e cultura, dentre outros fatores, muito diferentes do país nórdico.

Porém, sem reinventar a roda, poderíamos aproveitar todos esses pilares que, a rigor, não são novidades, para alavancar a nossa educação.

Não é fácil, mas precisamos começar a pensar em estratégias eficazes - de fato e factíveis - para elevarmos a qualidade de nossa educação. 

Nesse sentido, por mais conhecidos que sejam, esses pilares e os resultados educacionais alcançados pela Finlândia, ao menos, poderiam nos inspirar e motivar para iniciarmos a nossa "revolução educacional".

Creio que já passamos da hora. Como diz um slogan do Movimento Todos pela Educação, "Educação Já!".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO