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LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

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VAMOS ESTIMULAR A CURIOSIDADE DE NOSSOS ALUNOS?   Os jovens de hoje gostam muito de clicar em botões ou espaços adequados a isso em vários tipos de dispositivos. Mas, poucos se questionam no que está "por trás" disso. Que tal estimular a reflexão deles em relação a esse ato tão corriqueiro e simples, mas tão efetuado em tantos momentos de nosso dia a dia?  Veja, a seguir, um modelo simples para faz er isso.   Clique no botão verde - com a pergunta nele inserida - para obter a resposta que aparecerá abaixo dele . Clique quantas vezes quiser sem recarregar a página , pois a atualização é feita em tempo real . Qual é a data de hoje e qual é a hora nesse exato instante? Por que será que isso acontece? O que está sendo usado ou foi criado para gerar esse "fenômeno"? Será que nossos alunos têm ideia de qual é a lógica envolvida nisso? S e não tiverem não há problema, porém pesquisar a respe ito - sem se aprofundar em códigos de programaç ã

RELATÓRIOS EDUCACIONAIS

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RELATÓRIO NMC HORIZON EDUCAÇÃO BÁSICA 2015 COM LINKS PARA NAVEGAÇÃO   Os importantes relatórios NMC Horizon Report , publicados pelo New Media Consortium* , referência mundial na exploraç ão e promoç ã o do uso de tecnologia educacional, trazem importantes informações e cenários para os estudiosos e interessados no tema. Segundo o próprio documento aqui disponibilizado, o NMC Horizon Report: Educação Básica Edição 2015 "examina as tecnologias pelo seu potencial impacto no ensino, aprendizado e investigação criativa nas escolas". Esse relatório - traduzido para o português pelo Colégio Bandeirantes de São Paulo - está disponível para download gratuito e aberto nesse endereço . Nós, da TecnologiaEducaBrasil , para facilitar a navegação nesse longo documento, introduzimos links em todas as suas páginas, tanto para "ida" como para "volta" . Ou seja, no índice - "ida" -, foram colocados links nos números das páginas para direcionar a

APLICATIVO

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VOCÊ CONHECE O SWAY?   Um dos mais recentes membros da família Office da Microsoft é o aplicativo conhecido por Sway. Como em outros aplicativos da família, há uma versão para Desktop - que precisa de licença - e outra online - gratuita. Esse aplicativo pode ser útil para uma infinidade de projetos onde se deseje "contar histórias" e produzir uma apresentação com fluxo contínuo, sendo esse um dos principais diferenciais do Sway em relação ao PowerPoint quando ambos são utilizados como apresentadores. Acesse o Sway inserido nessa página e teste, principalmente, sua fluidez, seus tipos de navegação e a interatividade dos objetos digitais que ele contém. Antes de começar, observe os 4 ícones localizados no canto direito superior da apresentação em Sway da esquerda para a direita: compartilhamento - seta -; layout de navegação - 3 tipos (engrenagem) -; tela cheia - quatro setas migrando do centro para as pontas - e o menu - três pontos - onde se pode abrir a apresen

IMAGEM

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TRATAMENTO DIGITAL DE IMAGEM Tratamentos de imagem têm como resultado das modificações realizadas no arquivo original, vários tipos de  efeito  - com ou sem animação - que podem ser interessantes do ponto de vista didático e pedagógico se utilizados de modo estratégico e com muita criatividade. Compare, abaixo, as duas imagens e "sinta" a diferença. Imagem alterada Imagem original Enjoy! Prof. Carlos Sanches

RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS

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O EFEITO MORPH COMO RECURSO DIDÁTICO   Você já pensou em "dar um recado" sobre um tema ou conteúdo educacional através de uma sequência de imagens que se transformam durante alguns segundos?   O efeito Morph é aquele que ficou famoso, há algum tempo, por mostrar a transformação de vários rostos, em sequência, durante um determinado intervalo de tempo, onde o rosto de alguém se transformava em outro de uma pessoa diferente da anterior e assim por diante.  Ele pode ser definido como aquele que transforma uma imagem em outra através de uma transição suave de acordo com pontos comuns configurados por quem o produz. Ou seja, não se trata apenas de uma transição convencional e sim de uma verdadeira transformação de algum "objeto" - nome atribuído de modo geral - em outro. Isso só é possível por causa dos pontos que são adicionados e definidos em todas as imagens que se deseja transformar - procedimento que não ocorre numa simples transição de imagens.

MATERIAIS DIDÁTICOS

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VÍDEO INCORPORADO A UM DOCUMENTO PDF Incorpore vídeos em documentos pdf com um software gratuito Em artigo publicado em 24/08/2015, eu escrevi, aqui no blog , sobre incorporação de vídeos em documentos pdf utilizando, para tal, dois softwares da Adobe que são ótimos, mas são pagos. Hoje, nesse novo artigo, escrevo sobre o mesmo tema com uma ótima "novidade": já há algum tempo, pode-se incorporar vídeos em documentos pdf através de softwares gratuitos também. A questão - e o que me inspirou a escrevê-lo - é que pouca gente sabe isso, dada a escassa divulgação do tema. Portanto, agora, não há mais a desculpa do preço - que realmente não é para todos os bolsos - para colocar a mão na massa. A minha sugestão é o software Foxit Reader - um leitor de pdf alternativo, digamos assim, ao tradicional Acrobat Reader DC - da empresa Foxit Software Inc. Para baixá-lo, clique aqui . Poucos enfatizam esse recurso de incorporação de vídeos que esse software possui, mas, pa

SEGURANÇA

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CERCA DE 40 MILHÕES DE USUÁRIOS PODERÃO FICAR SEM SEGURANÇA NA INTERNET A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016     Entendendo o escopo : Alguns sites possuem certificados de segurança; outros, não. Esses certificados homologados de  sites e plataformas podem ser acessados e conferidos por qualquer pessoa através de sua(s) assinatura(s). Veja aqui um curto vídeo explicativo a respeito de como fazê-lo através d o Firefox - n a maioria dos demais browsers, o procedimen to é semelhante, embora, no browser da Mozilla, as informações estejam mais detalhadas . A assinatura padrão em vigor - e aceita atualmente - é conhecida como SHA - 1 ( secure hash algorithm, em inglês, ou algoritmo de dispersão seguro, em português). O que está acontecendo : A partir do primeiro dia do ano de 2016, o CA/Browser Forum - CAB - e o NIST (National Institute of Standards and Technology) desativarão o uso de algoritmos SHA - 1, que se tornou obsoleto em 2011 de acordo com uma publicação do CAB. O seu