USO DA INTERNET

COMO OS ESTUDANTES USAM A INTERNET?

 

O informativo "PISA in Focus" da OCDE - de julho de 2016 -, relata um interessante - e preocupante para nós - estudo sobre o uso da internet por parte de estudantes de diversos países.

 

Uso da internet - PISAHá um certo consenso, hoje, que a internet é um importante instrumento de informação/conhecimento, diversão, comunicação e entretenimento. 

Porém, esse estudo traz a tona uma importante reflexão a todos, especialmente a nós educadores: está se fazendo um bom uso da web? Estamos aproveitando bem tudo que ela nos oferece? E os nossos estudantes, como a utilizam?

Nessa perspectiva, o PISA - acrônimo de Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, em português - realizou um estudo - publicado no informativo PISA in Focus n° 64 - com estudantes de alguns países para encontrar essa resposta.

De acordo com esse estudo, "a maioria dos estudantes, na atualidade, tem acesso à internet, mas muitos não sabem tirar vantagem desse recurso". Lendo essa afirmação, podemos dizer que ela é, no mínimo, preocupante. 

O texto em questão relaciona estudantes desfavorecidos e favorecidos do ponto de vista socioeconômico com o acesso e o uso da web. Nesse sentido, nos informa que, em países mais desenvolvidos - com um maior número de estudantes favorecidos -, o acesso à internet se dá, em boa parte dos casos, com dispositivos próprios - que estão em suas casas, por exemplo - e que, nos países menos desenvolvidos - com um maior número de estudantes desfavorecidos -, a web é acessada, em muitos casos, apenas nas escolas.

Mesmo assim, segundo esse boletim, "os estudantes menos favorecidos gastam mais tempo na internet, nos finais de semana, do que os mais favorecidos".

Na sequência do relato, há um trecho que deve nos preocupar e nos levar a refletir: "o uso de mídia online depende do nível de habilidades, motivação e suporte familiar que varia através dos grupos socioeconômicos. Em seu tempo livre, estudantes desfavorecidos tendem a preferir 'bate-papo' a enviar emails. Eles também são muito menos propensos a ler notícias ou obter informações práticas a partir da internet, talvez porque a sua navegação e leitura sejam mais limitadas do que as dos estudantes favorecidos. Mas os estudantes desfavorecidos jogam videogames, tanto quanto os alunos favorecidos."

Ou seja, de acordo com esse estudo, poderíamos estar usando a internet melhor do que estamos. Vários países são citados e aparecem em tabelas de acordo com o item a ser analisado para ilustrar, graficamente, o que eles relatam.

Creio que a conclusão é que há muito o que fazer por aqui no que tange a educação e a como utilizar melhor as novas tecnologias - essas, inclusive, fora da escola no nosso dia a dia.

Se quiser acessar o estudo, por favor, clique aqui.

Enjoy!

By Prof. Carlos Sanches


 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO