VIDEOAULA

VIDEOAULA COM LEGENDA NA MESMA LÍNGUA DO VÍDEO?

 

Aprender a preparar videoaulas é muito importante para quem deseja dar aulas online. Legenda-las, na mesma língua do vídeo, atualmente, também me parece relevante, pois, além da questão da acessibilidade - que não tratarei nesse post -, quanto mais sentidos humanos estimularmos em uma aula - com bom senso e pedagogia -, maior será a abrangência do aprendizado, pois pessoas diferentes aprendem de modos diferentes, ou seja, existem múltiplas inteligências*.

Uma videoaula legendada na mesma língua que é falada pode parecer, num primeiro momento, desnecessário e sem sentido. Mas, se refletirmos um pouco, descobriremos algumas coisas interessantes.

Assista à videoaula, nesse link, sem olhar para a legenda na primeira vez - não se esqueça de clicar no botão do player que ativa as legendas que fica do lado esquerdo da roda dentada -, mas tentando entender o assunto que é abordado. Num segundo momento, assista e pause o vídeo de tempos em tempos. Enquanto o vídeo estiver pausado, leia a legenda. Depois, avance e retroceda quantas vezes for necessário e associe com o que estiver sendo exposto. Você perceberá que, quanto mais técnico e complexo for o assunto, maior será a relevância da legenda. 

Quando utilizei esse vídeo com meus alunos - enviando-o a eles através de um link -, muitos me disseram: "depois que você colocou a legenda, ficou mais fácil entender o conteúdo num segundo momento".

Veja que interessante: no segundo momento, é como se você tivesse um livro para te ajudar, além do vídeo e do áudio. Ou seja, alguns alunos precisam também da leitura para aprender um determinado conteúdo que esteja sendo transmitido apenas na forma de videoaula.

No caso desse tipo de videoaula - legendada -, não é recomendado ler num primeiro momento e sim num segundo, para melhor compreensão do que está se tentando aprender.  

Faça o teste você também. Muitos adultos gostam de ler o que estão vendo e ouvindo, mesmo que tudo esteja na mesma língua. Alguns o fazem desde o início. Eu, particularmente, gosto de fazê-lo num segundo momento.

Enjoy 

Prof. Carlos Sanches

* Teoria de Howard Gardner, citada por instituições e empresas como a UNESCO e a Microsoft como de suma importância e de melhor aplicabilidade e eficiência na atualidade por conta do grande avanço obtido no campo das TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação.  

By Prof. Carlos Sanches 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO