TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
INTEGRAÇÃO DE EMAILS, NUVENS E COMUNICADORES
Como aproveitar a integração de emails, nuvens, e comunicadores para tornar o processo educacional mais significativo e contemporâneo?
A recente integração de emails, nuvens e comunicadores produzida pela Google e também pela Microsoft pode ser utilizada para dar mais significado ao que se ensina e se aprende dentro e fora da sala de aula.
Em primeiro lugar, o que é essa integração? Vamos lá: quando abrimos nossos emails, tanto o Gmail como o Outlook - antigo Hotmail -, não temos à disposição, atualmente, apenas as ferramentas de email, ou seja, além de ler e escrever emails podemos, agora, iniciar uma bate-papo pelo Hangout - da Google - ou pelo Skype - da Microsoft.
Podemos, também, migrar para o Google Drive ou para o One Drive - as nuvens, respectivamente, da Google e da Microsoft. Tudo isso a partir de nossas páginas de email dessas duas empresas. Das nuvens, podemos ir para o Office Online ou para o Google Docs e vice-versa.
Como aproveitar essa incrível integração para desenvolver competências e habilidades desejáveis na educação? Uma das competências mais comentadas desse século é a "interpessoal" que, por sua vez, inclui a habilidade da colaboração. Ao lado desta, outra competência muito importante que deve ser desenvolvida é a "intrapessoal" que inclui o autodidatismo.
Pois bem, as ferramentas estão aí. Agora, como 'ligar" uma coisa a outra em uma aula dentro ou fora da escola? Darei um exemplo iniciando com o Gmail para ficar mais claro - podemos utilizar um link direto para uma pasta no Google Drive, mas a ideia aqui é treinar toda a integração.
Imaginemos uma tarefa a ser passada aos alunos via Gmail. O email será aberto e lido pelos alunos. A tarefa terá vários objetivos: 1. ensinar aos alunos um determinado tópico de redação; 2. treinar edição de textos a várias mãos no Google Docs que serão acessados via Google Drive - pois os mesmos estarão armazenados neste -, com posterior compartilhamento; 3. Habilitar e desenvolver a comunicação em tempo real via Google Hangout, onde os alunos debaterão sobre o que será feito com os textos - edições, sugestões, visualizações e etc - ficando, no final, tudo disponível no Youtube se as configurações forem feitas para tal.
O que foi imaginado utilizando-se as ferramentas da Google, pode ser feito com as da Microsoft. O email será o Outlook; a nuvem, o OneDrive; e o comunicador, o Skype. A gravação do vídeo, nesse caso, não é automática e teríamos que recorrer a gravadores de terceiros.
Portanto, vejam quantas coisas - conteúdos, competências, habilidades, tecnologia - podem ser desenvolvidas com ferramentas simples, populares e gratuitas. E tudo isso facilitado por essa integração tão importante nos dias de hoje.
Esse foi só um exemplo. Minha sugestão é que todos os interessados treinem com seus alunos, além dessa, outras possibilidades de integração: com email; sem email; direto para o Drive; do Drive para o email e etc. A criatividade é o limite. Todos aprenderão mais a cada ideia e utilização dessas ferramentas.
Enjoy!
Adorei suas dicas. Obrigado.
ResponderExcluirObrigado Maurinete. Abs
Excluir