ENTREVISTA
ENTREVISTA COM CLÁUDIA COSTIN
Em entrevista concedida ao site Um Brasil - publicada em março desse ano em vídeo -, a atual Diretora Global de Educação do Banco Mundial, comenta vários temas importantes que devem ser discutidos pelos educadores brasileiros
Vários pontos chamam a atenção nessa entrevista da educadora Cláudia Costin. Alguns são bem conhecidos dos educadores brasileiros; outros, creio eu, nem tanto.
Independentemente do conhecimento a respeito dos temas tratados por ela, alguns pontos merecem destaque e devem, na minha opinião, ser debatidos com a urgência pertinente a cada um deles.
Segue, abaixo, uma lista com algumas das ideias e pensamentos da Cláudia Costin expressados durante a entrevista - alguns polêmicos - que podemos começar a discutir por aqui.
- "O desafio, agora, é sair do processo de massa, quase fabril, de ensinar a todos de uma maneira igual - professor escrevendo no quadro e os alunos copiando, independentemente das habilidades e talentos de cada criança - para um processo um pouco mais personalizado de aprendizagem."
- "Nós temos 250 milhões de crianças que, apesar de terem passado alguns anos na escola, não sabem ler, escrever e fazer operações básicas de matemática."
- "A universidade, no Brasil, forma enfatizando fundamentos da educação e não prepara o professor para uma profissão."
- "O que está acontecendo na sala de aula? Em primeiro lugar, um professor desmotivado que não fez as pazes com a sua profissão e com as novas demandas da sua profissão."
- "Essa formação em serviço também é inadequada. A colaboração entre professores numa mesma escola é muito mais importante do que se fazer cursos lá fora."
- "As formações são irrelevantes para o que se passa na sala de aula."
- "Há um mito, no Brasil, que a escola pública é muito ruim e que a escola particular é muito boa. Ambas são ruins."
- "Nós somos um país de não leitores; de elites não leitoras."
Vamos ao debate?
A entrevista, na íntegra e em vídeo, pode ser acessada nesse link.
Enjoy!
Prof. Carlos Sanches
Comentários
Postar um comentário